Sobre

O exílio-migração política | humanidades digitais é um portal científico para a divulgação pública e ampla do conhecimento relacionado à História. O site é voltado para historiadores e para o público em geral.

A iniciativa é autônoma e integra o projeto de doutorado Exílios e Culturas Políticas do Sul da Europa no Império do Brasil, 1820-1840, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Ouro Preto (PPGHIS/UFOP). O projeto de doutorado é desenvolvido pelo Me. Luiz Gustavo Martins da Silva e coordenado pela Professora Doutora Andréa Lisly Gonçalves.

O objetivo central é estender o conhecimento acadêmico à sociedade através da comunicação digital, visando tornar acessíveis fontes de arquivos diversos, imagens e materiais impressos e publicados na época em estudo (1820-1840).


[Editor] 

Excelente profissional. Muito dedicado. Seus resultados sempre impressionam! #TrabalhoExcepcional

Olá, sou Luiz Gustavo Martins da Silva, natural de Belo Horizonte, Minas Gerais. Fundador e editor do exílio-migração política | humanidades digitais. Faço doutorado no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Ouro Preto. Sou Mestre (2019) e Graduado (2018) em História pela mesma instituição. Fui coordenador da Oficina de Paleografia da UFOP entre 2015 e 2019. 

Vínculos acadêmicos: Sócio da SEO, Sociedade Brasileira de Estudos dos Oitocentos (SEO) e da Associado da Associação Brasileira de Humanidades Digitais (ABHD). Membro do Núcleo de Pesquisas do CNPq Impérios e Lugares no Brasil, da Linha de Pesquisa Ação política e sociedade na América Portuguesa e no Brasil Imperial, ambos vinculados à Universidade Federal de Ouro Preto. Membro do Grupo de Pesquisa Mídias, Tecnologias e História (MITECHIS), vinculado à Universidade Federal do Tocantins.

Área de atuação:  História do Brasil Imperial, História Contemporânea, História Política, com ênfase nos temas dos exílios políticos e das migrações, do Liberalismo, da Contrarrevolução e do Miguelismo. 

Currículo Lattes iD aqui. Orcid iD aqui.